Artrose tem cura?
Afinal, a artrose tem cura?
Também conhecida como osteoartrose, a doença é uma patologia degenerativa que atinge nossas cartilagens, tecidos responsáveis diretamente pela
proteção das articulações. Quando desgastada, essa estrutura promove o atrito entre os ossos, causando dores, inflamações, desconforto e, em casos específicos, deformações.
Quando um paciente recebe o diagnóstico dessa condição, muitas dúvidas surgem em sua cabeça. Afinal esse quadro pode ser tratado? Nesse artigo, vamos sanar essa e outras questões sobre o assunto.
Prossiga com a leitura para saber mais!
Causas, sintomas e diagnóstico da artrose
A artrose é uma condição natural do envelhecimento. Entretanto, o desgaste da região pode ser potencializado por fatores divididos entre causas primárias e secundárias. Confira as especificidades de cada:
- Causas primárias: Na maior parcela dos casos, não existem fatores que justifiquem o quadro. A patologia pode surgir derivada de anormalidades anatômicas sutis. Obesidade, exercícios físicos muito repetitivos e excessivos também podem desenvolver o quadro.
- Causas secundárias: Normalmente aqui, elas surgem como uma consequência de lesões, traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, metabólicas ou quaisquer condições que possam acometer nervos periféricos.
Dentre os sintomas, podemos destacar:
- Incômodo nas articulações;
- Rigidez e diminuição da mobilidade articular;
- Perda de flexibilidade;
- Rangidos e estalos na articulação;
- Inchaço, quando há inflamação.
Portanto, ao notar qualquer um desses sinais, o paciente deve imediatamente procurar um
médico especialista.
Tratamentos para artrose
O tratamento para artrose costuma ser realizado de duas maneiras: por meios de processos clínicos e cirúrgicos.
Veja abaixo as suas particularidades:
Tratamento Clínico
Tratamentos clínicos são feitos de forma progressiva e ostensiva, sempre acompanhados por um profissional especializado em ortopedia.
Confira alguns exemplos:
Fisioterapia
O recomendado é que o paciente com artrose realize fisioterapia diariamente. Esse procedimento é feito por sessões com aparelhos para atenuar a dor e promover melhorias na operação das articulações.
O objetivo aqui é fortalecer os músculos
atingidos pela patologia, protegendo a região de maiores problemas.
Mudança no estilo de vida
Também será necessário adotar algumas mudanças no seu dia a dia, especialmente se você tem o costume de realizar tarefas de muito impacto. Portanto, evite aquelas que exijam muito da região afetada.
Além disso, é importante começar a praticar exercícios físicos que possam
fortalecer a musculatura atingida pela artrose. Caminhadas, e natação são ótimos exemplos de exercícios aeróbicos positivos para controlar a condição.
Medicamentos
Por fim, medicamentos também podem ser receitados para tratar casos de artrose. Nesses quadros, analgésicos, anti-inflamatórios, infiltrações com corticóides são utilizados.
Tratamento Cirúrgico
Quando a interferência clínica não apresenta os resultados esperados, a cirurgia mostra-se uma opção. Confira abaixo!
Próteses
A interferência cirúrgica para artrose se dá por meio de uma prótese com o objetivo de substituir a articulação. Normalmente, essa é uma alternativa escolhida em quadros mais delicados.
As opções mais comuns são:
- Artroplastia (troca parcial ou total da parte destruída por uma prótese);
- Artrodese (fusão cirúrgica de dois ossos, utilizada principalmente na coluna);
- Osteoplastia (retirada e limpeza cirúrgica da parte óssea deteriorada);
- Osteotomia (modificação do alinhamento ósseo através do corte de partes ósseas).
Afinal, artrose tem cura?
Mas a pergunta que nos resta é: afinal, artrose tem cura? Como um paciente pode se recuperar dessa condição?
A medicina ainda não descobriu uma forma
de curar a artrose por completo. No entanto, o leque de recursos que uma pessoa com a doença tem em mãos é muito vasto. Como vimos anteriormente, existem muitos métodos que garantem a qualidade de vida do paciente, desde os clínicos até os cirúrgicos.
Nesse cenário, o diagnóstico e tratamento precoce são fatores fundamentais para retardar a progressão da doença. Em outras palavras, quanto mais cedo o paciente procura um especialista ao notar algum dos sintomas citados acima,
mais fácil será o processo.
E o que isso quer dizer? Simples. A presença do profissional ortopedista mostra-se indispensável nesse contexto. Somente assim se terá o know-how ideal para direcionar os passos e receitar o melhor tipo de tratamento. Devemos lembrar que cada pessoa reage de uma forma ao problema. Portanto,
cuidados individualizados são fundamentais.
Sendo assim, o Dr. Rafael Tinoco surge como uma excelente opção para tratar casos de artrose, focando em um tratamento empático e humanizado. Quer saber mais?
Agende sua consulta!